Origem e História do Boiadeiro Bernês

História do Boiadeiro Bernês

Origem e História do Boiadeiro Bernês

História do Boiadeiro Bernês
Pra chegarmos ao cão Boiadeiro Bernese que hoje conhecemos, foram feitos diversos cruzamentos entre diferentes espécies ao longo dos anos. Em seu país natal, os Bernois Bouvier foram muito utilizados pelos agricultores como cachorros de guarda e inclusive por produtores de gado, ajudando a preservar os rebanhos protegidos. Os Cães Boiadeiros de Berna foram muito bem utilizados para levar carroças carregadas com leite, pois a excelente popularidade do queijo suíço tornava o leite bastante comercializado em meio aos agricultores.
O Boiadeiro Bernês também é pertencente aos “Sennenhund”, ou seja, aqueles cães montanheses, porém apenas ele possui uma pelagem longa e macia. A origem da raça é apenas especulativa. Vários creem que a sua origem se sucedeu logo após o acasalamento entre as espécies Mastiffs e os cachorros de vigia, no decorrer da Conquista Romana na Suíça.
O cruzamento constituiu um cão forte apto a tolerar o clima dos Alpes e servir como cão de tração, defensor de gado, e cachorro pastor. Não teve muitas tentativas durante os anos em manter essa raça célebre. No fim do século XIX esta espécie corria o risco de acabar completamente.
Nesse período, o professor Albert Heim começou uma pesquisa sobre os cães da Suiça que chegou a especificação do Cachorro Boiadeiro Bernese (Bernese Mountain Dog) como um dos exemplares. Esses cachorros foram vistos apenas nos vales dos baixos Alpes Suiços. Com a dedicação de Heim, estes cachorros foram propagados no território suiço e na Europa. A melhor espécie encontrada possui o título de “Durrbachler”, situada no território de Durrbach. Depois do progresso da espécie, trocou-se o título para “Boiadeiro De Berna”. O precedente deles chegou à América no ano de 1926; o reconhecimento formal do AKC aconteceu no ano de 1937.

Características físicas do Boiadeiro Bernês

O Boiadeiro Bernese é um cachorro tricolor, de grande estrutura física e com uma disposição bastante cordial. Ele é sagaz, vigoroso, e tem agilidade natural pra exercer as atividades de defesa e pastoreio para as quais foi primariamente originado e usado na Suíça.
Ele é bem forte, muito grande e possui boa proporcionalidade. Seus membros são curtos e ele possui orelhas medianas, triangulares e que pendem sobre os lados da cabeça. Sua cauda é espessa e pende no torso. O pelo é fino, macio, extenso e preto com vermelho e manchas castanhas nas bochechas, olhos, patas e tórax. O Cachorro Boiadeiro Bernese possui marcas claras na cabeça, pescoço, torso, patas e ponta da cauda.

O Cão Boiadeiro Bernese funciona como um enorme cachorro do lar, já que na ocasião em que o dono está dentro da moradia o cachorro tem um pequeno nível de desempenho e uma forte necessidade de estar perto dele. Sua maior felicidade é unicamente estar com as pessoas favoritas. Dadas essas peculiaridades, o Boiadeiro Bernese não é um cão adequado pra habitar em um canil e sem dúvida será muito infeliz sem a incessante companhia do ser humano.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
Sua pelagem é linda: um pelo duplo, denso, com a parte externa longa e uma camada inferior bem cabeluda. Tipicamente tricolor, a maior parte do corpo do cachorro dessa raça é coberta por pelos muito escuros, com cor de ferrugem e branco luzente. Habitualmente, há uma marcação branca no tórax o qual se parece com uma cruz inversa, uma mancha clara em torno dos olhos e na extremidade do rabo.
A coloração dominante do Cachorro Boiadeiro De Berna é o preto, que deve ser intenso, com as manchas em marrom bem definidas na face, por cima dos olhos, nas patas e no peito. Os membros ainda podem ter pelagem branca desde que não passe o princípio das pernas.
A pelagem tem necessidade de ser escovada constantemente, com o intuito de deixá-la sempre sadia, além disto, sua pelagem é afinada e alongada. Todo ano o Cão Boiadeiro de Berna sofre perda de pelo de maneira moderada durante as estações da primavera e no outono. Escovar várias vezes semanalmente também auxilia a reduzir a quantidade de pelo tombado em volta da casa e conserva a pelagem limpa e desembolada. O banho regular, a cada três meses ou mais, conservará sua limpeza.

Temperamento do Boiadeiro Bernês

O Boiadeiro Bernês é um cão afetuoso, sagaz e alerta. Ele ainda é gentil, tranquilo e tolerante. Ele gosta de estar com sua pessoas da casa e fica feliz quando é incluído nas atividades familiares. Contudo não se esqueça de disciplinar a ele como se portar no lar e com outras pessoas, pois um adestramento é crucial pra esta raça. Ele é capaz de crescer bastante, mas sempre permanecerá sendo um “crianção”. Essa espécie é lenta para amadurecer.
O Pet Boiadeiro Bernês guarda sua família, embora ele normalmente não seja violento. Acostume-o desde sempre a exercer interação com pessoas estranhas e, principalmente, em locais com diversas pessoas ao mesmo tempo, dado que ele é bastante arisco no momento em que não aparece algo novo para ele.
Para você vir a possuir um cachorro bem sereno, habitue-o desde muito cedo a tudo o que possa ser incomum para ele, a fim de que ele não crie temor, se torne tímido ou bastante ansioso. Apresente a ele barulhos, outras pessoas e acontecimentos além de seu habitual para educá-lo a como se proceder.
Diversas questões são capazes de acometer o comportamento do Boiadeiro: sociabilidade, treinamento e até motivos hereditários. Depois de acostumados, eles irão querer criar amizades com outras pessoas, fora de serem usualmente divertidos e possuírem muita curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Além da amizade, ele é capaz de ser um ótimo vigia, fora de alertá-lo quando perceber o mínimo vestígio de ameaça. Pode ficar tranquilo: este cachorro é muito apropriado para se possuir em casa, ele se dá bem com crianças, jovens e adultos.

Todas as funções que ele realiza vêm através de seus instintos. Se você possui crianças no lar, pode ficar relaxado: as crianças irão adorá-lo.

Ele é um cão inquieto, visto que está sempre procurando alguma coisa para fazer, como por exemplo, um desafio. O Boiadeiro vai desejar sempre satisfazê-lo, consequentemente ele irá fazer de tudo com o objetivo de se acertar em muitas funções que você conceder para ele fazer.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Largue -o sozinho e você vai ter um cão triste, ansioso e chateado. Acontece o mesmo na ocasião em que não é atribuída uma função específica para que desempenhe. Apenas um quintalzinho não resolve. Mais uma coisa: ande com ele, ao menos, uma hora ao dia, a fim de deixá-lo bem física e mentalmente.

Nos dias de hoje os Cães Boiadeiros de Berna enfrentam determinados problemas referentes a saúde deles. A raça dispõe de um pequeno agrupamento de genes que acarretou em vários problemas de saúde relacionados à endogamia (consanguinidade). Na mesma proporção que mais pessoas apuram a respeito da raça, diversos cães com com complicações na saúde estão sendo gerados com limitado ou nenhum critério. Isso tem gerado um efeito danoso a cerca do Boiadeiro de Berna como um todo. Com o objetivo de se obter um Boiadeiro, pesquise um apropriado lugar onde comprá-lo, sua proveniência deve ser muito examinada para que não tenha algum tipo de contrariedade com seu cão.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês

Se você habita em condomínio ou em um apartamento, nunca cogite em obter um Cachorro Boiadeiro De Berna. Um lar com um pátio enorme e seguro é o adequado lar para cães dessa raça. Por ser um cão trabalhador, ele possui muita energia. Todos os dias ele deve gastar bastante energia para poder se manter equilibrado e com bastante alegria.
Escove os dentes do seu Cão Boiadeiro de Berna de duas a três vezes por semana para remover o ajuntamento de tártaro e os germes da boca dele. A escovação diária é também melhor se você desejar evitar a doença das gengivas e o hálito ruim.
Se o seu cachorro não consiga gastar bem as próprias unhas, consequentemente apare-as mensalmente. As unhas sem dúvida estão enormes, caso você possa ouvi-las quando ele se encontra andando. As unhas do cachorro possuem vasos sanguíneos e se você cortar no local errado, tem probabilidade de ocasionar sangramento.
Os ouvidos do Cachorro Boiadeiro De Berna devem ser verificados semanalmente por vermelhidão ou mau cheiro, o que pode sinalizar infeção. Verifique com um veterinário a respeito de qual produto utilizar para limpar as orelhas do seu cachorro, então, em seguida, higienize-as com um pouco de algodão úmido. Não insira nada no canal de audição, limpe unicamente a parte externa da orelha.
Constantemente examine a pele do seu cão, percebendo qualquer forma de anormalidade, tal como: infecção, vermelhidão ou sensibilidade, não pense duas vezes em liga para um veterinário.

Fillhote do Boiadeiro Bernês

Caso você almeje um pet satisfatoriamente adequado em um habitat familiar, adapte ele desde cedo às relações com as pessoas da residência. Comece, o mais rápido possível, em mostrar para ele quais os limites que ele possui. Diferente de outras espécies de animais, por causa de um amadurecimento vagaroso, o método de adestramento do Boiadeiro consome um período maior.
Desde pequeno, possua o hábito de levar o seu Boiadeiro a um médico-veterinário. Constantemente examine os membros e a boca do Do seu pet . Para educá-lo a se comportar quando for necessário ir a alguma consulta, comece a conceder-lhe qualquer tipo de gratificação e nunca se esquecendo do elogio no momento em que ele reagir de forma adequada. Como as escovações farão parte de seu dia a dia, o filhote deve ser acostumado ao ritual e limpeza e conservação desde novo.
Antes dos dois anos de vida, nunca deixe seu Boiadeiro realizar demasiado empenho físico, como: tracionar muito peso, pular de grandes alturas em áreas enrijecidas, já que as suas juntas ainda não estão convenientemente construídas. A brincadeira comum, no gramado, é concedida.

Curiosidades a cerca do Boiadeiro Bernês

Ele é totalmente adaptável em temperaturas extremamente frias. Apesar disso, com o pelo preto e tamanho grande, ele é predisposto a sentir-se com calor. Não autorize que ele treine com intensidade em dias altamente quentes.
Se você quer possuir um Cachorro Boiadeiro Bernês, entenda que ele exige um cuidado extremo. Tal como vários cães de raça grande estatura, o Cachorro Boiadeiro Bernês cresce apressadamente entre o período de quatro e sete meses, estando suscetível a problemas ósseos e machucados. A dieta deve ser bastante caprichada, com ótima qualidade, abundante em nutrientes, contudo em uma quantidade certa, para que ele se desenvolva em uma forma moderada.

Views:
21
Article Categories:
Outros

Leave a Comment