Como evitar ou esconder olheiras

olheiras como evitar

Olheiras podem ser evitadas ou pelo menos escondidas 

Olheiras apareceram porque você dormiu tarde da noite? Muita tarde da noite? Sim, esse poderia ser um dos motivos pelos quais apareceram os círculos escuros e profundos sob seus olhos que mexeram com sua aparência. Mas, o mais provável é que as olheiras sejam consequência genética. Elas, muitas vezes, são um legado familiar – o resultado de um tipo de pele ou pigmentação herdada. As olheiras são mais comuns em peles morenas. As pessoas de pele clara são menos suscetíveis às olheiras porque não produzem níveis elevados de melanina, que é um pigmento da pele. As peles muito escuras, como as negras, também não são afetadas, porque as variações de pigmento são menos visíveis. 

As olheiras podem estar presentes desde a infância e pioram com a idade, à medida que o derramamento de células superficiais da pele diminui e elas absorvem pigmento de suas vizinhas, resultando em excesso de depósitos de melanina.  

Mas por que o pigmento se concentra na área dos olhos, em vez de outro lugar? Essa é uma questão ainda aberta à discussão. O que sabemos é por que o pigmento é mais fácil de ser visto nessa área. O cerne do problema é que a pele ao redor dos olhos é muito fina, com um tecido adiposo comparativamente pequeno. Então, quando o sangue passa por esta área delicada, se mostra através da pele como ‘círculos escuros’.

Certas coisas, incluindo o estilo de vida, podem acentuar as olheiras. Assim, quando você está pálido e cansado por qualquer motivo – como, por exemplo, muitas noites sem dormir bem – as olheiras parecerão mais escuras. 

As reações alérgicas que aparecem na área dos olhos podem causar prurido e irritação e o esfregar pode tornar a área ainda mais escura. A exposição ao sol também escurecerá temporariamente as olheiras, já que o sol estimula o corpo a produzir melanina como parte de seu mecanismo de defesa contra queimaduras. 

O que fazer com as olheiras? 

Existem opções cosméticas e existem opções cirúrgicas. Entre as cosméticas, a primeira opção é a camuflagem:  

A recomendação cosmética primária é um corretivo para a parte de baixo dos olhos. Escolha um que seja apenas um ou dois tons mais claro do que a cor natural da sua pele. Mas não exagere. Muitas maquiagens acentuam quaisquer rugas ou e pode lhe deixar com manchas irregulares e pálidas sob seus olhos.  

Ao ar livre, evite escurecimento adicional dos círculos usando óculos de sol com lentes de proteção UV. Eles protegem a área dos raios ultravioletas do sol, evitando assim uma maior produção de melanina.  

Estratégia com estilo! Um corte com franjas pesadas pode lançar uma sombra adicional em círculos escuros. Mas puxar o cabelo para fora do rosto também pode causar problemas, realmente configurando muito contraste e fazendo as olheiras aparecerem ainda mais pronunciados. Uma franja com caimento latera seria mais adequado, mas se isso não se adequar ao seu rosto, usando corte com mexas que caem acima de suas sobrancelhas.  

Para aquelas pessoas propensas a olheiras, existem soluções de longo prazo: 

Quem tem olheiras, mas elas ainda não são tão extremas, podem ter sucesso com tratamento preventivo, por meio de um processo de branqueamento da pele, feito por um dermatologista. O mais eficaz envolve um creme de branqueamento combinado com um creme Retin-A para aliviar a pele por uma casca superficial. 

Inicialmente, é aplicado todas as noites durante seis meses. O regime é então diminuído para noite sim, noite não por mais seis meses e, finalmente, continua duas vezes por semana indefinidamente, dependendo da necessidade. Mas deve ser feito sob a supervisão de um dermatologista competente.  

Peeling químico – o melhor removedor de pigmento – é um procedimento bastante simples e quase indolor, realizado por dermatologistas. Uma solução segura de ácido tricloroacético aplicada na área embaixo do olho ‘queima’ as camadas superiores da pele contendo o pigmento mais escuro. 

Depois de alguns dias, uma casca se forma no tecido tratado, sob o qual a pele está rejuvenescendo. Dentro de seis a dez dias, a casca cai, revelando a pele nova, embora vermelha. Pode levar de seis semanas a quatro meses para que todo traço da vermelhidão desapareça. Mas depois que a cicatriz desapareceu, a maquiagem pode ser aplicada para camuflar a cor. Uma vez que a área é curada, a nova pele mais clara (também menos linhas finas sob o olho) será uma combinação de cores muito mais próxima ao resto do rosto. 

Article Tags:
Article Categories:
Saúde

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *