O cachorro Samoieda

cachorro_samoiedo

O adorável cachorro Samoieda, tem muita história. As sociedades nômades empregaram esta espécie há mais de 5.000 anos, na região da Sibéria, embora haja outras explicações a respeito da procedência da raça Samoiedo. Esse cão só era capaz de ser visto entre estas tribos, daí onde seu título foi formado. Estes cachorros eram utilizados em atividades no pastoreio, para caçar e ainda para usá-los nos trenós.
Os primeiros cães da espécie Samoiedo apareceram no território inglês entre os anos de 1870 a 1909, porém nem todos cães eram pedigrees. Garante-se que essa raça se disseminou no país inglês, devido a Soberana Alexandra, que apreciou o Samoiedo e fez de tudo a fim de que ele fosse célebre no seu território. É possível ver traços desses cachorros em determinados espécimes novos.
Os Samoiedos aportaram na América no ano de 1906, um espécime foi oferecido como mimo do Grão-Duque da Rússia Nicolau. Por causa de sua belíssima aparência, sua personalidade afetuosa e sua resistência como um cão puxador de carroças, o Samoiedo vem aumentando a sua fama.

Características Físicas do Samoiedo

Esta é uma espécie que se assemelha bastante a um bicho de pelúcia, seu porte é bem musculoso com uma musculatura bem constituída, seus membros são arredondados e amassados com um forramento de pelo bem denso, a cabeça é de formato de cunha com seus olhos fundos, orelhas de tamanho mediano bem afastadas umas das outras em um posicionamento vertical e o focinho tem um tamanho médio com um tom escuro.
Seu rabo tomba para qualquer lado, o pelo dele é bastante denso e muito bonito. Sua fisionomia vem a ser cômica: quando olhamos para ele, parece que ele se encontra continuamente dando risadas!
A pelagem é bem densa e desenvolvida, sendo extensa, aveludada e alisada. A coloração mais popular é o branco sólido, contudo podem ser percebidos nas variedades de branco palha, amarelado, esbranquecido e amarelado, branco e preto e branco e castanho.

Temperamento do Samoieda

O Samoiedo é um cão bastante cativante que não vai medir esforços em agradar o dono, toda a família e incluindo os visitantes! Se familiarizado, ele irá desejar sempre, ainda, dormir todas as noites bem próximo de seu proprietário. Ele é um ótimo cão para acompanhamento, especialmente para idosos e crianças uma vez que é bastante brincalhão e amoroso.
Por ser um cachorro criado em especial para o trabalho, ele carece de várias atividades físicas para que seja capaz de gastar essa energia, se isso não ocorrer, ele pode se tornar um espécime muito nervoso. Para você que deseja adquiri-lo, saiba que esta raça precisa de um espaço grande, já que eles não se dão bem ficando limitados, seja em casas ou apartamentos. No momento em que se veem solitários ou irritados, eles pendem a gerar um temperamento mais destrutivo, ladrando bastante, mordendo os utensílios a sua frente e cavando por toda parte.
Estes cachorros não são facilmente educados, são desobedientes e mais predispostos a tracionar trenós do que permancer em correntes, mas por gostarem de agradar o proprietário, irão compreender com o decorrer do tempo.
Essa espécie possui tendência a ser dominante e podem não se dar bem com outros cachorros de estimação!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Samoiedos são extremamente dóceis, frágeis, carinhosos, inteligentes e estão constantemente com “sorriso” na sua fisionomia! Encantar o proprietário e todas as pessoas a sua volta é um grande costume que este cão apresenta.
Devido a sua ternura e meiguice, o Samoiedo não vai querer estar distanciado de seu dono por bastante tempo, o que torna essa raça bem admirada por todos.
Caso você receba muitas visitas no lar, não irá precisar esquentar a cabeça em prender o cão! Samoiedos são muito meigos até com estranhos, eles serão educados com os hóspedes dos proprietários.
Esta raça se conserva muito higiênica por muitos dias, mesmo sendo cachorros primordialmente alvos e bem peludos. Por não possuírem glândulas subcutâneas, essa espécie não possui um mau cheiro, que é próprio em outras espécies de cães. Em outras palavras, a economia com a higiene do pet será muito alta!

Pontos fracos do Samoiedo

As práticas físicas devem ser a cada dia, por sua origem, o Samoiedo não suporta manter-se muito tempo parado, se isto acontecer, a impaciência e o nervosismo podem afligi-lo.
Se você desejar um cão para ser um cão de guarda, nem pense em possuir um Samoiedo.
Os Samoiedos são travessos, entretanto, algumas vezes, exageram demais, deixando o seu dono bem nervoso, já que eles são bastante destruidores em diversas situações.
O Samoiedo é um cão bem dominante, não é adequado possuir outros animais de estimação junto dele, especialmente gatos! Porém, caso tenha qualquer outro cão em casa, adestre o Samoiedo precocemente para respeitar os companheiros.
Este cão provém de terras nórdicas de temperaturas geladas e, mesmo se adaptando ao clima quente, não é apropriado submetê-los a temperaturas demasiadamente altas.
Essa raça troca sua pelagem com muita frequência, logo é bastante habitual achar sua pelagem ao longo da casa.
Determinados problemas de saúde são comuns a raça – olhos com coloração desconhecida, orelhas caídas, ossatura irregular, jarretes de vaca acentuados, ondulação nos pelos, propriedades do sexo não definidas, displasia coxofemoral, ensurdecimento, naniquismo e atrofia gradativa de retina.

Como cuidar de um Samoiedo

Somente possua um Samoiedo se você tiver muita energia e ânimo para isso, vá brincar com ele ou fazê-lo correr um pouco, uma vez que esse cão necessita de gastar suas energias todos os dias, ou seja, caso você seja desmotivado não adquira um Samoiedo! Um ótimo treino inclusive vai ser preciso com o intuito de deixar o cão mais disciplinado.
E se você possui outros animais domésticos, o ensinamento do Samoiedo é preciso: sem ele você vai ter um cachorro bem retraído, especialmente com outros espécimes.
O Samoiedo é um cachorro muito teimoso e rebelde, o que o torna bem complicado de colocar limites: ele irá desejar ficar dentro do lar e você vai se esforçar para poder ensiná-lo, então o treinamento deve ser feito o mais cedo possível! Outra questão relevante é pentear a pelagem do cachorro de duas a três vezes semanalmente a fim de evitar que pelos fiquem espalhados ao longo da casa.
Esta espécie é demasiadamente inteligente e tem necessidade de demasiado afeto do proprietário, esteja capacitado para dar bastante atenção e amor a ele.

Filhotes de Samoiedo

As crias dessa espécie são exatamente “bolinhas peludas” que amam amamentar e dormir bastante! Mas eles crescem muito depressa e em torno da 5° e décima semana de vida já se tornam exímios “exploradores” do ambiente onde habitam. É neste período que o tratador tem que começar a treiná-lo para que as ordens fiquem mais usuais para o cão. Nessa fase ele está mais animado, uma vez que é a época em que ele se identifica com a espécie que pertence e entra em um período de socialização com os humanos. Posteriormente aos três meses o Samoiedo começa a aumentar a sua liderança e o criador precisa de aumentar o adestramento de obediência do cão com mais periodicidade. Passados um ano, o cão já toma uma postura mais adulta e amplia a eficiência de aprendizagem, o criador tem que fortalecer o treinamento nesta fase a partir do momento que eles tornam-se mais violentos.
O Samoiedo, quando filhotinho, é bem divertido, cheio de vigor e muito vigoroso. Todos os exemplares desta raça têm um “sorriso” em seu rosto, com o lábio escurecido e olho castanho. Se a orelha de seu filhotinho não se ergue, fique relaxado: ela só se eleva logo após os 3 meses de vida. O rabo deita sobre o dorso depois dos 2 de idade.

Curiosidades acerca do Samoiedo

Ele é considerado o cão nórdico mais obediente já visto, ele é bastante agitado e estressado, dado que ele está sempre escavando algo, quando está nesse nível emotivo.
Na primeira chegada da espécie para a Inglaterra, nem todos eram genuínos de raça nem de coloração branca, outros eram da coloração de canela e um pouco menor que a espécie genuína. A procedência de determinados animais originaram-se das tribos errantes.
O início das importações oficiais de Samoiedos ocorreram em 1893 e o primeiro clube legítimo de tratadores da raça se efetivou em 1920 e encontra-se em funcionamento até os dias de hoje.
Durante as nevascas, é comum avistarmos Samoiedos empregando o rabo peludo para proteger o focinho.
A curvatura de seus lábios dá a aparência de estarem constantemente “sorrindo”..

Views:
16
Article Categories:
Outros

Leave a Comment