Pets e Cia

Saiba o que leva o cão filhote a ingerir cocô

Os cães, vez ou outra, comem cocô por enfado, pela atenção, a fim de evitar castigos ou por problemas de saúde. Ainda assim, o consumo de fezes, também conhecido como coprofagia, é realmente um comportamento bastante normal para um cãozinho. E contudo você consiga pensar que é inteiramente repulsivo, o comportamento tem uma causa que, se não for tratada de maneira apropriada, é capaz de se transformar em um hábito recorrente.

Para início de conversa, não fique alarmado quando ver seu filhote engolindo cocô. Reagir de forma preocupante com um filhote de cachorro pode fazer mais mal do que bem, e pode até levar a mais distúrbios de comportamento.
Filhotes são capazes de começar a ingerir caca, enquanto ainda estão na ninhada. Nesta etapa, é comum que a mãe coma os cocôs de seus cachorros. Ela realiza isso com o intuito de manter o filhote limpo e para guardar os cachorros de espécimes que podem ser atraídos pelo aroma (Ainda que não haja outros espécimes na sua residência, esse é um temperamento rudimentar – outros espécimes fazem a mesma coisa com seus filhotes). A mãe faz isso a partir do momento em que os cachorros nascem até serem desmamados, e, uma vez que os cachorros estão no processo de aprender a ser cachorros, eles são capazes de naturalmente acompanhar a autoridade e fazer o que ela faz.

A mãe, geralmente, para de ingerir as fezes de seus cachorros no momento em que eles começaram a ingerir alimentos firmes e podem deixar a toca para fazer cocô, contudo o cachorrinho também é capaz de continuar o comportamento até ficar amadurecido. É um comportamento que o filhotinho assimila naturalmente e que os leva a farejar, provar e ainda mesmo comer as fezes de outros espécimes ou outros cães.
Para começar a desencorajar este comportamento antes que o cachorrinho encontre-se pronto para ir para o seu novo domicílio, é responsabilidade do criador sempre higienizar o local após os cachorros realizarem suas necessidades e antes que eles tenham a possibilidade de ingerir os cocôs.

As fezes continuam a servir de alimento?

Conforme afirmado anteriormente, não é inabitual achar absurdo que seu cachorrinho esteja comendo as suas próprias fezes ou de outros cachorros. Por outro lado, os cães que estão recebendo uma dieta bem equilibrada e rica em nutrientes devem crescer a partir deste comportamento.
Se o seu cãozinho continuar comendo a caca apesar de todas as suas tentativas de aniquilar este comportamento, você irá precisar consultar um médico-veterinário a fim de detectar o problema.

Qual a razão dele comer caca?

Pequena digestão: seu filhotinho de cachorro pode não digerir seus alimentos corretamente. Isso pode ser porque a comida é baixa em nutrientes digestíveis e está saindo essencialmente de natureza igual a que entrou, ou porque o cachorrinho dispõe de um distúrbio com sua digestão. Nestes casos, as fezes do cãozinho saem muito parecidas com a alimentação que ele acabou de comer. A sugestão é alterar para um alimento de qualidade superior que poderá solucionar o inconveniente. Se a modificação de alimentos não colaborou, você vai ter que levar seu cachorro a um veterinário.
Enfado: o enfado é outra causa que leva cachorros a ingerirem fezes. Se um cãozinho for deixado desacompanhado por um longo período, ele pode achar alívio do enfado se entretendo e comendo seu próprio cocô.
Stress: o stress geralmente levará filhotes e cães adultos a engolir suas próprias fezes. Isto é capaz de ser o stress de ser trazido pela mudança para um novo lar ou por uma sucessão de outros fatores. Logo , você jamais deve induzir mais stress no cachorro, punindo o espécime por comer suas fezes.
Fome: Lombrigas e outros parasitas intestinais podem remover nutrientes do sistema do filhote de cachorro, fazendo com que ele tente complementar sua dieta com o que ele encontrar, que aparenta ser remotamente comestível. Deste modo, seu filhote de cão é capaz de meramente não receber o suficiente para comer no decorrer do dia. Os filhotes estão crescendo e a maioria tem necessidade de ser alimentada duas a três vezes por dia. Caso você tenha certa dúvida a respeito do quanto e com que frequência você deve alimentar seu filhotinho, fale com seu médico-veterinário.

Saiba o que leva o cão filhote a ingerir cocô
Avalie esta postagem