Pets e Cia

Saiba as reações corporais do seu cachorro

Em um dia comum, você chega em casa e verá seu cão. Ele anda prazerosamente ao seu redor, repleto de felicidade. Você é receptivo à saudação admirável do seu cão: dialoga com ele e dá muito carinho. Seu cão já conhece esta sucessão de atitudes e espera por essa atenção sempre que você chega em casa.
Contudo, caso em um determinado dia, seu cachorro fica um pouco enfadado e decide efetuar uma caçada ao tesouro no momento em que você está ausente. Então, você chega no lar e observa seus sapatos mordidos, o lixo do banheiro espalhado pelo quintal e o pet assentado em um lugar do seu lar.
E aí? Além de ficar enraivecido, a propensão é partir para cima do bicho de estimação, chamando a atenção do desobediente.

Pense na diferença entre a sua linguagem corporal neste momento e em um dia habitual. Você encontra-se diferente, usando outro timbre de voz, movimentando-se de forma irritada, deixando mostrar um jeito enérgico, além de não acariciar seu cão como geralmente costuma fazer. Seu cão te olha e percebe um dono muito diferente daquele com que ele vive a cada dia.

Cachorros reagem à conduta do dono

A partir dessa conduta, seu cão percebe que algo está errado. Ele passa a manter distância de você, dobra o rabo, abaixa a orelha e dirige a você o olhar mais culpado do planeta. O cão é capaz de estar pensando que, ao proporcionar ao dono uma linguagem de corpo que não é a comum dele, alegre e pulador, ele vai notar que o espécime encontra-se confuso e se sentindo ameaçado. O cão está, na verdade, fazendo o possível para abrandar seu proprietário com a finalidade de evitar mais incômodos.
As pessoas, vez ou outra, confundem esta linguagem de corpo e imaginam que o cão está sentindo culpa. Dessa forma, estão supondo que o cão está confirmando uma conduta errada e envergonhado pelo que realizou.
Todavia, na realidade, não existe nada que ateste que é isto que um cachorro travesso esteja pensando. O mais provável é que o bicho esteja fazendo uma união entre o proprietário estar bravo com lixo no chão e começar a brigar com ele em razão disso. Por que um cachorro entenderia que o lixo esparramado no chão não é certo? Não há análises que ofereçam base a essa suposição.

Veja o hábito do seu cachorro

Para possuir convicção, olhe o comportamento do seu cão quando encontrar-se chamando a atenção dos seus filhos ou falando alto por determinado motivo. Ele irá sair de perto de você, mesmo sem ter feito definitivamente nada de errado. Outra vez, ele somente percebe que algo está fora do habitual.

Grande parcela dos donos percebe quando a linguagem corporal de seu cachorro exprime medo ou confusão. Ao acreditar que o cão parece culpado, o dono está somente projetando sentimentos humanos pelo contexto do ocorrido. Enquanto isto, os cães estão reagindo à postura do próprio dono. Já condicionados a conhecer nossas atitudes despreocupadas e saudações diárias, assim como nossa irritabilidade, os cães reagem a cada uma delas.
Então, da próxima vez que seu cão cometer determinado erro, fizer uma bagunça na sua casa, virar sua lata de lixo, escavar seu quintal, se lembre, ele não vai admitir qualquer transgressão ou ficar envergonhado. Ele unicamente está reagindo à sua chateação ou decepção.
Saiba as reações corporais do seu cachorro
Avalie esta postagem