Pets e Cia

Informações importantes da raça Golden Retriever

Golden Retrievers pegam as coisas com a boca de uma forma bastante polida;
Liberty foi um cachorro Golden Retriever que foi cedido à Susan, filha do presidente Gerald Ford. Este cão era companhia inseparável do presidente, até mesmo nadando em uma piscina do Camp David;
O Golden Retriever possui um revestimento duplicado, espesso, repelente a água, que vem em vários dégradés de dourado;
Goldens no geral possuem ninhadas de 6 a 8 filhotes;
O presidente Ronald Reagan também foi tutor de um Golden Retriever;
Funcionam ainda como cães-guia, em tratamentos para pessoas doentes e em trabalhos na polícia e nos bombeiros;
Essa raça se subdivide em três modelos: estadunienses, ingleses e canadenses, os quais variam em coloração e comprimento.

Origem e História do Golden Retriever

A espécie Golden Retriever foi criada a princípio na Escócia, em meados do século XIX. Nesta época, a caça de aves selvagens era um esporte bastante famoso entre os aristocratas da Escócia, porém os cães que acompanhavam os caçadores não eram considerados aptos para recuperar a caça abatida em água e em terra. Era imprescindível que os cachorros mostrassem eficácia em apanhar o maior número possível de aves que conseguissem, contudo, como este esporte era praticado em um local pantanoso, esses cachorros não eram capacitados para tal tarefa.
Foi então que os mais eficientes Spaniels e Cães D’Água foram acasalados com determinados Retrievers que havia naquela região. Mais à frente, o produto destes cruzamentos culminou na criação da raça Golden Retriever como conhecemos hoje. A primeira cruza se deu entre uma fêmea da extinta espécie “Tweed Water Spaniel” e um macho Retriever, muito habitual naquela localidade. Os filhotes deste cruzamento se tornaram a base do programa de criação, que incluiu ainda outras raças ao longo do processo de aprimoramento genético, como o Cão D’Água de São João (raça que deu origem ao Labrador Retriever), o Setter Irlandês e outros retrievers.
Em 1911, o Golden Retriever foi reconhecido pelo Kennel Clube Inglês, na época com a denominação Retriever (Golden and Yellow), ou melhor (dourado e amarelo). 14 anos mais tarde, a espécie foi admitida inclusive nos Estados Unidos.

Características Físicas do Golden Retriever

Os Golden Retrievers são cães muito bonitos, amorosos e fáceis de serem cuidados. Suas orelhas têm um aspecto singular, diferenciando-se de inúmeras raças de cães, além de tudo, elas são inclinadas. Seus olhos são pretos e penetrantes, entretanto são fofos e caridosos.
O crânio do Golden é largo, o focinho forte, e as mandíbulas fortes. Seu olhar doce mostra-se em uma cor escurecida e bastante afastado. As orelhas, triangulares e de medianas, são tombadas. Os membros são firmes. Seu quadril é curto, resistente e musculoso, sem contar que seu dorso possui uma forma retilínea. Suas patas são redondas e seus jarretes são muito angulares. A cauda implantada e mantida no nível do dorso, chega ao jarrete. Ela não se enrola na extremidade.
Sua pelagem é de comprimento médio e a cor alterna entre o dourado e o creme, sendo que uma série de variações do ouro podem ser encontradas nesse caminho, assim como nos cachorros da espécie. Por soltar vários pelos, é essencial que os donos de um Golden escovem e aparem o cachorro com alguma constância, conservando a pelagem livre do acúmulo de sujeiras que possam ocasionar variados problemas de pele.

Temperamento do Golden Retriever

Essa raça é completamente amiga, parceira e vai fazer o possível para deixar o seu proprietário à vontade. Ele vai fazer suas buscas esportivas também em apartamento e anseia por um dia no campo. Caso você não trabalhe o temperamento e a condição física do seu Golden devidamente, ele pode apresentar alguns problemas de comportamento.
Trata-se de uma espécie de cachorro amorável, simpática e confiante. É amorável, carinhoso e faz novas amizades com demasiada facilidade. Costuma aceitar carinho de qualquer pessoa, tanto dos mais próximos à família, quanto de pessoas estranhas, o que não faz do Golden um bom cão sentinela. É um cachorro muito ativo, repleto de energia e brincalhão. Gosta da companhia dos proprietários e são calmos com as crianças. É um cão conhecido por ter um alto grau de sociabilidade, costuma se dar muito bem com outros cães e bichos domésticos.
Todo dia o Golden precisa realizar alguma atividade física e psíquica. Porém, apesar da esperteza e da obediência, no decurso do adestramento ele pode ficar bastante distraído. Isso acontece porque eles são cheios de energia e não gostam de ficar parados. Porém, ele é louco para agradar e ama aprender. Em uma competição, os Goldens são capazes de se sobressair, especialmente em um concurso de inteligência.

Benefícios de se ter um Golden Retriever

Esta espécie é usada tanto em trabalhos policiais quanto de bombeiros, sem contar na sua grande ajuda aos deficientes físicos, especialmente visuais, sendo empregados (e com muita eficiência) como cães-guia. Isso se deve, também, a sua habilidade física e intelectual.
Travesso e dócil, o Golden Retriever é um cão que, bem como os Labradores, não parece ter um mínimo de agressividade em sua índole, tornando-se o tipo de bicho doméstico apropriado para quem gosta de companhia, carinhos e tem espaço o bastante para que um cão desse porte possa se divertir e gastar energia.
Se você não quer que seu Golden faça muito ruído ou bagunça, tenha certeza que ele entenderá rigorosamente a hora correta de parar. Recebem bem os convidados, porque possuem um comportamento afável e bastante tranquilidade. Eles também se relacionam normalmente com outras raças ou animais de estimação.

Distúrbios usuais ao Golden Retriever

O Golden pode apresentar determinados problemas de saúde, então é significativo que ele seja examinado frequentemente a fim de que se possa evitar complicações futuras. Mas, em geral, ele é resistente, tem muita vitalidade, ama se divertir e caçar objetos. Têm bastante resistência a condições climáticas, seja quente demais ou muito gelada, ou seja, não é preciso tantos cuidados especifícos para eles em temperaturas extremas.
Esta espécie de cães pode sofrer de displasia, ou melhor, paralisia das patas traseiras, levando o cão a usar cadeira de rodas como locomoção, o que seria bem pior já que os Goldens gostam tanto de correr e brincar. A Catarata é outro problema bastante frequente nos Goldens, levando-os à cegueira total ou parcial, precisando de processos cirúrgicos. Um problema gravíssimo é a CHD (Coronary Heart Disease), que inclusive é bastante normal nos Golden Retrievers.

Como cuidar de um Golden Retriever

Embora o Golden Retriever seja perfeitamente adaptado à vida em família, adora correr e é primordial levá-lo para passear todos os dias. Um espaço amplo é o recomendado para este cachorro, porque eles precisam gastar o máximo de energia que conseguir. Se não tiver uma vida mais ativa, o Golden pode deixar seu temperamento sereno à parte e começar a ser irrequieto, destrutivo e muito nervoso, inclusive, ficando bastante depressivo.
Este cachorro se adapta em qualquer ambiente, mesmo em apartamentos, desde que amplos, então o mais adequado é ele ter um lugar para poder se movimentar com mais tranquilidade e que ele possa ser bem ativo.
Escove até quatro vezes por semana e dê banhos quinzenais no seu Golden. Lembre-se que os filhotes necessitam de tomar banho somente após os dois meses de vida.

Filhotes de Golden Retriever

São engraçados, muito contentes e repletos de vigor. Amam se divertir, correr e são completamente apegados a seus proprietários. Quando filhote, o Golden tem uma grande energia e sua pelagem parece mais a de uma pequena ovelha, não sendo alisada como nos adultos. Desde novo ele já possui muita facilidade em assimilar novos comandos, sendo travesso desde sempre e ainda possui um instinto “caçador”.
Ensine o seu Golden desde filhote, para que ele não tenha problemas em seu desenvolvimento, seja físico como mental. Por sua inteligência e enorme desejo de agradar aos proprietários, os filhotinhos respondem muito bem às aulas de adestramento, o que é bastante indicado, visto que os filhotes de Golden são capazes de ser bem agitados e é primordial gastar a energia deles com o propósito de que não se tornem destruidores.

Informações importantes da raça Golden Retriever
Avalie esta postagem