De onde os cães vieram?

Olhe para o seu cão e se pergunte de qual lugar ele veio? Não estamos falando sobre quem eram seus pais, contudo algo mais profundo do que isto. Enquanto a evolução dos seres humanos é um tema atraente, e a evolução do cão? Os cachorros evoluíram de outro animal ou foram desenvolvidos por um ser maior e postos na Terra para serem nossos melhores companheiros? Apesar de existir um enorme conflito acerca desse tema, existem algumas respostas que somos capazes de oferecer sobre a evolução do cão.

De onde saíram os cães?

historia-evolucao-cao Há demasiada controvérsia sobre a evolução dos cães. Os estudiosos asseguraram que os ancestrais de cães são lobos antigos. Vários especialistas imaginam que um caçador/coletor criou um filhotinho lobo para ser domesticado e continuou a produzir lobos domesticados. Em contrapartida, a principal concepção científica é que os cachorros inventaram-se, pois os lobos são complicados de adestrar, mesmo quando ainda filhotinhos.

Como os cães evoluíram de lobos precisamente?

Reflita, há muito tempo, os lobos se escondendo dos caçadores e aproximando-se progressivamente dos humanos e dos seus acampamentos. Gradativamente, os lobos tornaram-se domesticados e produziram descendentes que se tornaram ainda mais serenos. Ocasionalmente, os lobos tranquilos desenvolveram para cães e se tornaram o melhor amigo dos seres humanos.

Em que os cães diferem dos lobos?

Os cachorros comem na frente dos humanos confortavelmente, ao passo que os lobos não o fazem. O cão doméstico moderno dispõe de um crânio mais largo e um focinho mais curto do que um lobo. Os cães não andam em bando quando vivem por sua própria conta, e é por isso que muitos cientistas garantem ser uma perspectiva equivocada um ser humano ser o líder da matilha no decurso de um treinamento. Os lobos são monogâmicos e ajudam a criar os mais novos. Os cães não são monogâmicos e não dão tanta importância à sua prole.

Surto da raiva e a domesticação de cachorros

Existem cerca de 525 milhões de cachorros em nosso planeta, alguns dos quais são animais domésticos, enquanto outros são selvagens ou abandonados. Especialistas revelam que mais de 59 mil pessoas morrem, por ano, de raiva e a grande maioria é por causa de mordidas de cachorros que não recebem suas vacinas anualmente. Por isso é tão relevante conservar a vacinação dos bichos em dia e a higienização dos cachorros de rua.
historia-evolucao-cao Canis familiaris ou canis lupus familiaris, também denominado como cão domesticado, tornou-se o melhor amigo do homem (e da mulher). Apesar disso, o primeiro cachorro adestrado é um tópico sobre o qual pesquisadores discordam. Alguns consideram que o primeiro cachorro domesticado foi registrado há ao redor de quinze mil anos atrás, ao passo que outros acreditam que isto aconteceu há trinta mil anos atrás.

Porém de onde o primeiro cachorro doméstico se originou?

Cientistas estudaram DNAs de lobos e cães com o intuito de ajudar a responder a esta indagação. Novamente, entraram em desacordo sobre os lugares citados, entre eles África, Ásia Oriental, Europa, Mongólia e Sibéria. Infortunadamente, o DNA do cachorro é tema confuso.
A pesquisa continua a descobrir respostas. Em 2016, cientistas da Universidade de Oxford estavam negociando com pesquisadores da China para ter amostragens de gene daquela parte do planeta. Este é só o início da análise de evolução do cão e aguardamos ansiosos pelas descobertas futuras.

De onde os cães vieram?
Avalie esta postagem
News Reporter

Deixe uma resposta