A crônica do Akita Inu

a cronica do akita inu

Exatamente como o sumô e as gueixas, a espécie Akita Inu é tida como uma parcela importante do patrimônio nacional do Japão. Ele, então, é muito famoso no Japão, sendo, ainda, tratado como um característico símbolo de sorte. O termo Akita vem de uma região encontrada na ilha de Honshu, e “inu” que representa cachorro em japonês, compondo o nome completo do cão Akita Inu.Determinados historiógrafos assinalam o surgimento da raça para por volta de quatro milênios atrás, em contrapartida, os primeiros cachorros considerados da raça foram registrados a partir do século XV. Primariamente, esse cachorro era tomado como de grande porte, sendo usado pelos militares japoneses como cão de defesa e ataque durante vários anos.Ao longo da Segunda Guerra Mundial, um homem cruzou uma fêmea da raça Akita Inu com um macho de Pastor Alemão, e as crias foram vendidos para militantes americanos. A partir desse momento, a espécie canina denominada de Akita inu Americano foi criada, se popularizando de forma bastante veloz e tornando-se a ser comercializada em diferentes localidades do mundo. Ambas as espécies, “Akita Americano” e “Akita Inu”, ainda coexistem entre si.

 

Características Físicas do Akita Inu

A espécie Akita conta com uma aparência que lembra a dos lobos. As cadelas da raça “Akita” têm mais ou menos 57 até 63 cm, ao passo que os cães possuem por volta de 65 até 70 centímetros. O peso da raça difere de 33 até 50 quilos. Sua pelagem mostra-se de forma dupla, sendo que a pelagem do alto é reta e dura e o subpelo condensado e macio.A testa do Akita é bem extensa, o chanfro um tanto quanto delineado e a caixa craniana é bastante grande e achatada. O focinho do cachorro Akita Inu vai se estreitando gradualmente e o seu comprimento é bem moderado. Os olhos da raça são bastante afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequenos iguais aos Spitz. Levemente apontadas pra a frente e bem eretas, as orelhas são grossas, com uma forma triangular e com as suas pontas bem circulares.O seu peitoral é largo e bem profundo, tendo um pescoço bastante vigoroso, inclusive sem papada. As costelas tem o costume de ser moderadamente arqueadas e o seu dorso é firme e vigoroso. A parte de trás é muito desenvolvida. Suas patas são poderosas e redondas e sua cauda de inserção alta é grande, forte, grossa e enrolada acima do dorso.

Pelagem do Akita Inu

Trata-se de um cão de pelo duro e subpelo oleoso, excelente para caça na água, já que seu pelo é praticamente impermeável, o que o conserva muito bem aquecido, mesmo em temperaturas bem frias. A pelagem de cobertura é lisa, dura e retilínea, enquanto o subpelo é mais sedoso, denso e oleoso. A cernelha e a garupa são cobertas com um pelo um tanto mais comprido e na cauda o pelo é mais longo do que o restante do corpo.
O cachorro Akita Inu se apresenta nas cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com extremidades pretas), tigrado e branco.
Além disto, independente de todas as colorações que possuir, as pelagens necessariamente devem possuir a cor Urajiro, ou seja, na parte lateral do focinho, ventre e pescoço, abaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado interno das patas vai existir um pelo esbranquiçado.
A sua pelagem é mudada duas vezes por ano. O processo de substituição da pelagem é muito intenso, podendo ser finalizada após mais de trinta dias. Os Akitas Inus se lambem bastante, como bichanos e por isso se conservam limpos por um longo tempo. Dessa maneira, o preferível é que tomem banho com a menor frequência possível, com a finalidade de evitar a perda da oleosidade natural da pele. As escovações devem ser feitas frequentemente.

Temperamento do Akita Inu

O Akita é um cachorro fiel, calmo, de caráter essencialmente manso e receptivo. É considerado um cão territorial, intrépido, valente, costuma guardar tanto a parentela quanto a propriedade.
Embora o comportamento manso e tranquilo, o Akita é indicado para proprietários com mais pulso firme, pois esta raça necessita obter confiança de seu proprietário, a fim de que este possa corrigir este cachorro com muita serenidade e firmeza, mas, sobretudo, são obedientes e inteligentes.O cachorro Akita Inu não costuma ser intolerante com indivíduos que ele não relaciona, no entanto tende a se mostrar indiferente às gente estranha à sua rotina. De caráter forte e muitas vezes dominante, alguns exemplares podem se mostrar pouco tolerantes em relação a outros cães, principalmente os de mesmo sexo. A fim de que o cão Akita possua uma melhor convivência com os demais cachorros, o mais adequado é que sua convivência comece o quanto antes. O aconselhável para que o cachorro Akita Inu não fique hostil e excessivamente possessivo é que ele seja treinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

Vantagens de ter um Akita Inu

Akitas Inus se dão muito bem com crianças, em especial os que já estão habituados a conviver com elas o dia inteiro. Ainda que possam estranhar no começo de uma convivência, os Akitas Inus conseguem relacionar-se de maneira pacífica com outras pessoas e inclusive com crianças muito agitadas. Os cachorros da espécie não latem muito, entretanto são muito vocais e ocasionalmente “falam”.Eles são extremamente inteligentes e sensíveis, tornando-se sempre notáveis cães de vigilância e proteção, tanto relacionados a pessoas de quem goste ou das propriedades que deva proteger. O Akita Inu está entre os 60 cachorros mais astutos do planeta, já que eles possuem uma formidável habilidade de serem adestrados e ensinados, principalmente se este treinamento inicia-se desde pequeninos.

Problemas do Akita Inu

Em decorrência do do Akita, problemas como displasia nos quadris ou nos cotovelos podem acometer o cachorro, que possui uma expectativa de vida que gira por mais ou menos 12 anos. Outro problema frequente nos Akitas Inus está associado a seus olhos. Eles podem sofrer de “Atrofia da Retina”, levando à cegueira; e, ainda, suas pálpebras se viram para o interior e ferem suas córneas, este problema é chamado “Entrópio”.É imprescindível que o proprietário do cão Akita leve-o ao médico veterinário habitualmente, para que possa fazer exames de rotinas a fim de prevenir futuras doenças. Além das já descritas, os Akitas Inus são bastante inclinados a ter epilepsia, por causa disto a visita ao médico veterinário é extremamente importante.A fim de que os Akitas consigam coabitar harmoniosamente com outros espécimes, é fundamental que eles tenham tido contato com outros cães desde filhotes.

Como cuidar do Akita Inu

Akitas são capazes de viver em casas com muito espaço ou prédios, todavia o exercício físico diário, como passeios, é fundamental para o bom progresso da saúde do seu cachorro. O cachorro Akita necessita caminhar todos os dias, principalmente se viver em prédios ou pequenas casas onde não existe muito espaço para ele. Porém, se você mora em grandes residências, com um espaço bem amplo, aconselha-se que deixe seu cachorrinho livre para que ele consiga exercitar-se normalmente.No que se refere a cuidados com o bem estar, é bastante importante recordar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada todo o dia ou, pelo menos, semanalmente, evitando os nós nos pelos e o acúmulo de sujeira que é capaz de causar problemas de pele como a dermatite.A fim de que os seus cachorros se desenvolvam satisfatoriamente, é necessário também prestar muita atenção em sua nutrição, pois os cachorro Akita Inu têm um bom apetite, então mantenha uma alimentação bem balanceada todo o dia.A boa higiene é fundamental para a saúde total do seu Akita. O local que seu cão Akita irá viver deverá ser bastante limpo para que jamais exista riscos de contaminação por conta das fezes e outros fatores. No caso do cão Akita Inu, em especial, é bastante importante nunca deixar o lugar onde ele vive úmido no momento após limpeza, para evitar que ele deite e fique úmido, já que isso pode provocar o crescimento de fungos em sua pele ou inclusive alergias.

Filhotes do Akita Inu

O cachorro Akita Inu quando filhote é bonitinho como um bicho de pelúcia. Em contrapartida, por seu temperamento dominante e independente, é recomendável começar desde bem cedo o treino de disciplina e deixar claros os seus limites, mostrando que o cabeça é você.Akitas são cães limpos que não têm dificuldade em aprender as regras básicas de higiene. cão Akita amam estar na presença de seus donos, todavia eles sejam muito calmos em ficar solitários. Os cachorros Akita Inu são predispostos em se entediar e destruir os seus objetos pela casa, então uma boa maneira de evitar qualquer constrangimento é caminhar com eles regularmente.Ao escolher um filhote, o aconselhado é sempre olhar os pais da cria e ver o temperamento deles já que esta é uma peculiaridade genética. Procurar um filhote de um canil leal é maneira mais correta e mais segura de se adquirir um animal doméstico com saúde e sem traumas. Veja ainda o costume dos filhotes na ninhada. Alguns são mais dominantes e irão necessitar de uma instrução mais estabilizado, outros mais submissos, entre outras nuances que influenciarão na personalidade do cachorro quando adulto.

a cronica do akita inu

Curiosidades sobre o Akita Inu

Na atualidade, convivem duas raças de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
Esse cãozinho foi utilizado, durante bastante tempo, como caçador de ursos e cervos. Ele se desenvolveu nas regiões noro-orientais.O filme “Sempre ao Seu Lado” – que destaca o ator Richard Gere como protagonista – conta a famosa biografia japonesa do cão Hachiko, um Akita Inu que por afeto ao dono passou anos aguardando ele voltar do trabalho na estação de trem. Depois que o dono faleceu, sem saber o que havia acontecido, o cachorro Hachiko retornou à estação de trem todos os dias por mais de uma década, na esperança que ele retornasse, até morrer.

Views:
21
Article Categories:
Outros

Leave a Comment